Menu

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

OS DESAFIOS TECNOLÓGICOS E A DOCÊNCIA

OS DESAFIOS TECNOLÓGICOS


O nosso país possui em seu processo Histórico uma divida social que perpassa as fronteiras das políticas publicas, que tem como resultado direto à falta de investimentos necessários em educação, em todas as suas nuances estrutural, financeira, administrativa e formativa. O grande problema não é o quantitativo de capital que se investe, mas o canal que estes investimentos estão escoando. O custo por um aluno publico é altíssimo, porem o retorno social não acompanha tal demanda financeira. E o resultado são baixos índices de formação.
A tecnologia da informação pode sim ser um elemento aproximador da qualidade educacional que se almeja, e pode sim ser um fomentado de desempenho de aprendizagem, no entanto é sabido que pelas razoes exposta acima, iremos observar distorções de investimentos bem como de acesso à tecnologia em alguns lugares, devido a interesses particulares de grupos dominantes.
Os desafios propostos pelas inovações tecnológicas para a Educação devem se ater a garantir o acesso pleno para toda a sociedade ao uso de todas as possibilidades de interação e comunicação oferecidas pelos novos meios tecnológicos. Garantia de acesso que não se encerra com a posse ou a facilidade de uso de equipamentos e programas de última geração, mas o domínio da lógica que subsidia todas essas engrenagens para a utilização crítica para os mais diferenciados fins educacionais.
Um outro grande desafio refere-se à formação de docentes para o uso crítico e a utilização social dos equipamentos tecnológicos em atividades que sejam realmente diferenciadas e significativas. A maior parte dos profissionais que hoje estão nas salas sequer utilizam suportes tecnológicos que já são acessível aos alunos, como radio, televisão e jornais, e por assim ser, perdem ferramentas pedagógicas de elevado potencial formador para pratica rotineiras com seus alunos. Com a televisão, podem-se usar filmes temáticos e documentários, que são de fácil compreensão e franqueado em locadoras e lojas do gênero. Some-se ainda a utilização de musica, que só precisa de um radio ou de um retroprojetor para utilização de transparência de escritos, de temas cotidianos e de arte. Tudo conspira para melhoria.
O fato é que a generalização do problema, não só os alunos estão desmotivados, os professores também estão desqualificados, e não podemos apenas culpar o governo, mais o gerenciamento da formação docente pelo próprio docente. A simplicidade da tecnologia que acessível para ser efetivado um primeiro momento na mudança da mentalidade. Não adianta a aplicação rápida dessas tecnologias se existe uma inadequação da estrutura curricular para a utilização plena em projetos interdisciplinares, sobretudo aderindo à realidade do alunado.
Muito deverá se feito em todos os setores educacionais para que seja pleno o uso das tecnologias de comunicação e informação em educação. Os desafios requerem uma consciência que mude o comportamento de todos dentro da estrutura da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário