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terça-feira, 8 de dezembro de 2009

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS


Para os estudos das psicologias à motivação é um elemento necessário no processo de ensino-aprendizagem à medida que o individuo está inserido numa realidade social que caracteriza forças externas que pode emergir nele desejos, necessidade e/ou frustrações, dada a complexidade do ser humano em seu convívio com o outro e em sociedade. Assim, motivar parece ser o elemento essencial da vida pós-moderna, pois imbuem no educando novas perspectivas cognitivas, de buscar desenvolver-se seu intelecto a fim de obter resultados satisfatórios para uma vida escolar.
No mesmo pressuposto, a tecnologia quando introduzido em seu caráter pedagogico elenca aos alunos novas experiências, permitindo que se rompa os limites da sala de aula, ou seja, aquele ambiente estático e tedioso, onde não há interação, para um ambiente dinâmico, surpreendente e novo. Alias o novo, sempre causa sensação e desejo de exploração. A realização pessoal e psíquica satisfaz o ego humano, o aluno quando diante de desafios se sente capaz, desinibido e seguro de suas obrigações discente e, essa segurança se externa para além dos limites da escola.
No dizer de VIANNA (1999):
“A motivação é uma variável interveniente por que não pode ser vista, ouvida ou tocada, somente pode ser inferida por meio do comportamento. Em outras palavras, somente podemos julgar quão motivadas está uma pessoa mediante a observação de seu comportamento”.

Mas não é apenas motivação que a tecnologia faz externar. Se nos vale ressalva, citemos o despertar da curiosidade, onde o aluno se descobre cada vez mais capaz de realizar atividades escolares, desde as simples as mais complexas, à medida que irá se adaptando como os novos mecanismos de ensino. E ainda, no desenvolver dos dias letivos, o aluno aumenta sua criatividade e sua capacidade de entender, transformar e modificar informações conforme seu entendimento cognitivo.

Assim, podemos citar alguns pontos positivos que a tecnologia aplicada a educação faz emergir no aluno enquanto pressupostos de uma pedagogia transformadora:
Iniciativa - A tecnologia da informação instiga no aluno o desejo de ser precursor, participar e, sobretudo, romper com a inércia e com a timidez que a aula tradicional evoca. O aluno passa a gerir o seu conhecimento com um sujeito atuante, uma vez que a informação esta disponível, acessível e cabe a este seguir o caminho mediado pelo professor.

Autonomia – A educação será focada sempre de maneira mais tranqüila e segura, pois o espaço escola toma uma dimensão maior e não representa mais a sala, a escola e a biblioteca. Agora, com a tecnologia da informação todo lugar passa a ser um centro de pesquisa e de avaliação.

Dedicação – Ter zelo, atenção e estar disponível, se configura em um esforço pessoal destinado ao aprendizado. A recompensa é a satisfação pelas descoberta diária que a nova forma de aprender irá propiciar.

Agilidade de Raciocínio - Pensar é uma atitude de disposição e atenção. O estudante está atento e buscar resolver as dificuldades com rapidez. A informação dita o ritmo e tempo da aprendizagem. Alias, o conhecimento e apresentado em tempo real, tudo que acontece no mundo está acessível.

Criatividade – A informática tem como primicia a eficiência, e ser eficiente é está apto a criar, transformar e modificar o meio. Ser criativo é imprencidivel para desenvolvimento de habilidades.



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