Educador austriaco que lançou sua teoria nos anos 70. Esse video é uma critica a escola feita para excluir em detrimento ao seu real objetivo, que é a inclusão e a formação para o exercicio da cidadania e de valores humanos.
O autor elenca questionamentos acerca do reprodutivismo, copilacionismo e a educação bancaria, demonstrando que esta escola, que ainda estamos vendo nos dias de hoje se preocupa em criar seres autômatos para atender os interesses mercadologicos do capitalismo. Para ele o modelo de educação institucionalizada era muito preso e era espelho da sociedade. sociedade imperfgeita porque a escola é imperfeita.
Seu livro mais famoso é Sociedade sem escolas (1971), uma crítica à institucionalização da educação nas sociedades contemporâneas. Através de exemplos sobre a natureza ineficaz da educação institucionalizada, Illich se mostrava favorável à auto-aprendizagem, apoiada em relações sociais intencionais, e numa intencionalidade fluida e informal:
- A educação universal por meio da escolaridade não é possível. Nem seria mais exequível se se tentasse mediante instituições alternativas criadas segundo o estilo das escolas actuais. Nem novas atitudes dos professores para com os seus alunos, nem a proliferação de novas ferramentas e métodos físicos ou mentais (nas salas de aula ou nos dormitórios), nem mesmo a intenção de aumentar a responsabilidade dos pedagogos até ao ponto de incluir a vida completa dos seus alunos, teria como resultado a educação universal. A busca actual de novos canais educativos deverá ser transformada na procura do seu oposto institucional: redes educativas que aumentem a oportunidade de cada um transformar cada momento da sua vida num outro de aprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar a contribuir trazendo os conceitos necessários a quem realiza tais investigações sobre as grandes linhas na educação – e também para quem procura alternativas para outros tipos estabelecidos de serviços.
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